quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Canto gregoriano


O canto gregoriano é um tipo de música vocal monódica (só uma melodia), não acompanhada, utilizada pelo ritual da liturgia católica romana, uma das quatro formas do cantochão.
As suas características são extamente próprias foram herdadas dos salmos judaicos, assim como dos modos (ou escalas, mais modernamente) gregos, que no século VI foram selecionados e adaptados por Gregório Magno para serem utilizados nas celebrações religiosas da Igreja Católica.
Somente este tipo de prática musical podia ser utilizada na liturgia ou outros ofícios católicos. Só nos finais da Idade Média é que a polifonia (harmonia obtida com mais de uma linha melódica) começa a ser introduzida nos ofícios da cristandade de então, e a coexistir com a prática do canto gregoriano.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Galera ouça um trecho de canto gregoriano, relaxa a mente e faz bem para a alma, acesse o link: http://www.christusrex.org/www2/cantgreg/cantus/

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Marcos,
Em primeiro Lugar parabens pelo dia de hoje, seu aniversário e em segundo, pelo Blog que está melhor a cada dia.

Hoje dia 23/08 me faz lembrar também de uma pessoa muito especial, maravilhosa, de alma pura que não está mais entre nós. É o Sr. Carlos o pai da Aninha (digo Ana Maria).

Thaís Fernandes Palhares Bossolan disse...

Marcão!!!!
Aproveitei pra divulgar lá no meu...
Como assim foi seu niver ontem e eu não tava nem sabendo?!?!?!
Bom... aproveito e deixo um cado de beijos e abraços procê tb!!!
Beijos